quinta-feira, fevereiro 11, 2010

“ O que estamos destinados a ser, é o mesmo que sempre fomos – no mais fundo de nós mesmos”
Jacob Needleman in" O pequeno livro do tempo”

Estava lá... eu via-a, aproximei-me lentamente, quase que a vi sorrir... ganhando vida ofereceu-me o mundo em forma de bola. Convidou-me para jogar... aceitei sem vacilar... e, jogámos o jogo do tempo... sem tempo... Então tudo mudou... o tempo ficou com sentido... a felicidade veio... comecei a viver.... o nosso tempo sem tempo!

Foto: (Jardim do Museu Castro Guimarães)

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

"É um homem quem mata, é um homem quem comete ou suporta Injustiças; não é um homem que, perdida já toda a reserva, compartilha a cama com um cadáver. Quem esperou que seu vizinho acabasse de morrer para tirar-lhe um pedaço de pão, está mais longe (embora sem culpa) do modelo do homem pensante do que o pigmeu mais primitivo ou do sádico mais atroz. Uma parte de nossa existência está nas almas de quem se aproxima de nós; por isso, não é humana a experiência de quem viveu dias nos quais o homem foi apenas uma coisa ante os olhos de outro homem."
Primo Levi (Se Isto É Um Homem )

Estou a ler este livro, e, de uma maneira forte ele veio-me mostrar que afinal, apesar de apenas 65 anos passados...o homem continua, no caminho da destruição...não respeitando o seu semelhante , e tentado reduzi-lo em "nome de credos" ao nada! Um livro a não deixar de ler, um testemunho a ter ser presente e a reflectir!