sexta-feira, agosto 19, 2011

A vida à vezes é como um jogo brincado na rua: estamos no ultimo minuto de uma brincadeira bem quente e não sabemos que a qualquer momento pode chegar alguém a avisar que a brincadeira já acabou... Afinal a vida acontece muito de repente... e, de repente o mundo tem o cheiro terrível das despedidas... sim as despedidas tem cheiro para mim, e não é bom, tipo chá -de-caxinde, ou plantas a darem ares duma primeira respiração da frescura da manhã, entre silêncios e cacimbos molhados.

Não, não gosto de despedidas porque elas têm esse cheiro de amizades, que se transformam em recordações molhadas com bué de lágrimas. Não gosto de despedidas porque elas chegam dentro de mim como se fossem fantasmas mujimbeiros que dizem segredos do futuro que nunca pedi a ninguém para vir soprar no meu ouvido.

(texto adaptado de “Os da minha rua” Ondkjaki)


51 Comments:

Blogger Nilson Barcelli said...

Também não gosto de despedidas...
Há tanto tempo que não te visitava... mas mais vale tarde do que nunca...
Querida amiga Maria Clarinda, tem um bom fim de semana.
Beijo.

8/19/2011 1:02 da tarde  
Blogger Fernando Santos (Chana) said...

Olá Maria, bela fotografia e texto...Excelente post....

Cumprimentos

8/19/2011 1:02 da tarde  
Blogger Graça Pires said...

Um texto belíssimo de Ondjaki sobre as despedidas que quase sempre doem no coração.
É muito bela e sugestiva a tua fotografia. Um grande beijo com saudades.

8/19/2011 3:31 da tarde  
Blogger São said...

MInha querida, não te estás despedindo, pois não??

É que o teu blog faz falta e eu gosto imenso de vir até cá, mesmo quando não deixo sinal vísivel

Um abraço apertado

8/19/2011 4:19 da tarde  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) said...

um texto muito belo.
também não gosto de despedidas.
não gosto da palavra adeus e muito ou quase nunca a digo.
obrigada pela visita(és sempre muito benvinda no maresias)
um beij enorme!

8/19/2011 5:11 da tarde  
Blogger Filoxera said...

Despedida é a dor de deixar algo de que se gosta; nunca é bom...
Beijinhos.

8/19/2011 7:16 da tarde  
Blogger vieira calado said...

Em tempo de férias

nada melhor que desejar que elas sejam óptimas!

Bjsss

8/19/2011 7:26 da tarde  
Blogger MARU said...

As despedidas näo säo tirstes, só têmos que pensar que é um até-logo e pensar na alegria do reencontro.
Um bejinho, amiga.

8/19/2011 8:57 da tarde  
Blogger Elvira Carvalho said...

Também não gosto de despedidas.
Lembro sempre aquela quadra que diz:

Não gosto nem a brincar
Dizer adeus a ninguém
quem parte leva saudades
quem fica saudades tem

Não sei quem escreveu, mas é verdade.

Um abraço e bom fim de semana

8/20/2011 12:23 da manhã  
Blogger Folhetim Cultural said...

Olá sou Magno Oliveira hoje passo em seu blog para fazer lhe um convite, gostaria que visita se meu blog o Folhetim Cultural, todos os dias ele é atualizado com notícias de punho cultural. Contos, crônicas, poesias, poemas e diversas coisas culturais.

informativofolhetimcultural.blogspot.com

twitter: @oliveirasmagno ou twitter.com/oliveirasmagno
twitter: @folhetimcultura ou twitter.com/folhetimcultura

e-mail: folhetimcultural@hotmail.com

8/20/2011 1:00 da manhã  
Blogger Sonia Pallone said...

Oi minha querida, voltando pro aconchego das palavras que sempre estão aqui, para nos abraçar. Beijos, bom final de semana.

8/20/2011 5:53 da tarde  
Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

Quem é que gosta de despedida, minha amiga ? Eu não...

Não te vais despedir do blog, pois não ?
No meu caso, não é muito grave porque posso encontrar-te noutros sítios...
O que é preciso é que faças o que te apetece fazer !

Beijocas
Verdinha

8/20/2011 9:38 da tarde  
Blogger Joop Zand said...

Good moment for a lovely picture, very nice work Maria Clarinda.

greetings, Joop

8/21/2011 10:49 da manhã  
Blogger Lilá(s) said...

As despedidas deixam-me sempre com o coração apertadinho, não gosto...
Mas, gosto imenso de ver o teu blogue activo, não o deixes muito tempo ao abandono.
Beijinhos

8/21/2011 11:49 da manhã  
Blogger Mona Lisa said...

Olá

Obrigada pela tua visita tão amável.

Houve uma despedida que não me magoou...foi um alívio, uma libertação.

Não gosto das outras...são mágoas que perduram.

Bjs.

8/21/2011 2:24 da tarde  
Blogger Branca said...

Também não gosto de despedidas, acho que ninguém gosta, não é?

Muito interessante este texto e a metáfora da "brincadeira" que de repente já acabou e é mesmo tão rápido, é preciso aproveitar, com amor e companheirismo, como estas duas crianças da tua foto.

Foi por isso que me despedi e voltei, nunca me tinha despedido de nada e de ninguém, é a falta de hábito...e nunca me habituo mesmo. Só fui apanhada desprevenida numa esquina pela partida dos meus avós e bisavós, mas não houve tempo para despedidas, foi tão bom ter pessoas tão idosas na minha vida e sábias que ainda hoje me rio com elas, ainda hoje brinco, mesmo que seja com emoção. Maluqieira minha, talvez? Mas é preciso falar destas coisas, desmistificá-las, fazem parte da vida e da saudade.

Lindo o texto!
Beijos para ti.

Beijos

8/23/2011 12:02 da manhã  
Blogger mfc said...

A vida é assustadoramente curta!

8/23/2011 1:08 da manhã  
Blogger gaivota said...

também não gosto de despedidas... simplesmente um até já... os Amigos não se despedem, mesmo com alguns interregnos ainda que prolongados, estão sempre presente e o reencontro é comos e fosse de um dia para o outro...
beijinhos

8/23/2011 8:55 da manhã  
Blogger Thiago said...

Não ha despedidas para mim...prefiro pensar que sao um "ate um dia" e que voltaremos a encontrar-nos em algum momento, nesta ou noutras vidas...

8/23/2011 11:00 da manhã  
Blogger AFRICA EM POESIA said...

AMIGA
O Meu livro o meu amor...
deixo para ti com carinho


....
Um livro é sempre um passo em frente na nossa vida.
Este meu livro tem um sabor especial.
é o meu mimo às crianças que diariamente comigo estiveram e estão nas escolas por onde passo.
Coloquei nos contos, um encantamento especial espero que entre no vosso coração.

Um beijo

Cidalialaranjo@yahoo.com.br

8/24/2011 12:46 da manhã  
Blogger Unknown said...

Tinha saudaddes tuas. De te ler. Ainda bem que não gostas de despedidas. Eu também não. Gostei que me tivesses visitado. Vim retribuir. Beijo.

8/26/2011 5:12 da tarde  
Blogger Jaime A. said...

As despedidas quase que se tornam mais acesas em nós do que as chegadas. Isso é mau, pois é ne reencontro que nos damos por completo. As despedidas são apenas "preços a pagar" por reenconr5os que se esperam.
Gostei muito deste seu texto.

8/28/2011 7:00 da tarde  
Blogger lua prateada said...

É verdade amiga...e quem gosta delas...? só quem não ama. Mas...quantas penas e despedidas não teremos ainda que passar nesta vida...
Beijinho com carinho

SOL

8/30/2011 2:52 da manhã  
Blogger sandrafofinha said...

eu tambem detesto despedidas,tenho familia a viver na suiça e na holanda,eu sou de portugal,cada vez que eles vem visitar-nos eu detesto me despedir deles quando eles vão de regresso para os seus paises,não sei se será por isso que gosto mais deles do que do resto da minha familia. um grande beijinho e uma grande e boa noite!! fica bem!!

9/01/2011 10:03 da tarde  
Blogger Sara S. said...

Acho que a grade maioria das pessoas não gosta das despedidas. MAs gostei dessa comparação da vida com uma brincadeira... É uma óptima perspectiva. Oxalá não houvesse ninguém a chamar-nos até que sentissemos que tinhamos brincado o suficiente.
Beijinhos

9/02/2011 9:39 da tarde  
Blogger AFRICA EM POESIA said...

Vim deixar um beijinho e boa semana

9/03/2011 1:32 da manhã  
Blogger Sâmy said...

Ameei esse cantinho, voltarei sempre!

Esepero sua visita iluminada no Crônicas:

http://cronicasrapidas.blogspot.com/

9/30/2011 11:37 da tarde  
Blogger luadecristal said...

tambem não gosto de despedidas por isso sempre digo até logo
bjs

10/13/2011 9:53 da tarde  
Blogger luadecristal said...

tambem não gosto de despedidas por isso sempre digo até logo
bjs

10/13/2011 9:53 da tarde  
Blogger O Profeta said...

O tempo corre em sua em sua invisível viagem
Um Santo nunca dorme no altar
Um barco sobe e desce cada onda do Mar
Um cais de partida também acolhe o chegar

São tantos os mistérios que encontrei na vida
Cruzei com gente desconhecida que conhecia bem
Falei e falo com gente que partiu desta vida
Sinto tanto aroma perdido que este tempo guarda e tem

Mágico beijo

10/18/2011 9:53 da tarde  
Blogger GarçaReal said...

Feliz Natal e que o Ano Novo venha repleto de Paz, Amor , Saúde e Esperança.

Boas Festas

Bgrande do Lago

12/18/2011 10:12 da tarde  
Blogger gaivota said...

um santo e feliz natal, amiga!
beijinhos

12/19/2011 6:05 da tarde  
Blogger Elvira Carvalho said...

Passei para desejar um Santo Natal e um ano 2012, tão feliz quanto o deseje. Sobretudo com muita Saúde e muito Amor, que ambos vão ser preciosos nos tempos que se avizinham. Tudo de bom para si.
Um abraço e FESTAS FELIZES

12/23/2011 12:22 da manhã  
Blogger poetaeusou . . . said...

*
Gostei do teu postado !
,
retorno
e o meu regresso
tem as asas da boa vaga
esquecendo a onda amarga
tão triste no seu quebrar,
porém, é belo o seu trovar,
ecos fortes e salgados,
na Paz , “standarizada” !
dos meus votos sagrados,
que aqui deixo, bem expresso !
,
conchinhas, muitas, para ti !
*

12/29/2011 1:52 da manhã  
Blogger Isabel José António said...

Que alegria vir de novo encontrar os nossos Amigos no etéreo espaço desta Internet que une gentes de todos os lugares!

Temos tido anos muito difíceis, mas hoje consegui actualizar os nossos quatro blogues principais. No Poesia Viva está um Poema lindo do José António, no Caminho do Coração estão os nossos votos de novo ano e no Observatório uma espécie de prece...
No Newsletter from Lisbon também há um novo post.

Abraços,

Isabel


We are back to blogging after a long absence. We take the opportunity to wish all of our friends a very Happy New Year with plenty of opportunities for Inner Growth and Happiness and always with the Light of true GOODNESS in our Hearts!

Isabel and José António

Lisbon 30th December 2011
Que alegria vir de novo encontrar os nossos Amigos no etéreo espaço desta Internet que une gentes de todos os lugares!

Temos tido anos muito difíceis, mas hoje consegui actualizar os nossos quatro blogues principais. No Poesia Viva está um Poema lindo do José António, no Caminho do Coração estão os nossos votos de novo ano e no Observatório uma espécie de prece...
No Newsletter from Lisbon também há um novo post.

Abraços,

Isabel


We are back to blogging after a long absence. We take the opportunity to wish all of our friends a very Happy New Year with plenty of opportunities for Inner Growth and Happiness and always with the Light of true GOODNESS in our Hearts!

Isabel and José António

Lisbon 30th December 2011

12/30/2011 5:26 da tarde  
Blogger Rosa Brava said...

Não gosto de despedidas e mesmo parecendo ausente estou sempre presente com as pessoas de quem gosto no coração.
E gosto de ti!!

Um grande Abraço e um :-)))) de ternura do meu coração.

1/18/2012 11:19 da tarde  
Blogger Jaime A. said...

Despedir-me de alguém é dar algo de mim e receber algo do outro. Mesmo assim, dói porque há um "despegamento" e uma solidão dorido que um último olhar não apaga...
(adorei o texto-adaptado-texto de Ondjaki :)

1/26/2012 2:50 da manhã  
Blogger Branca said...

E então Maria Clarinda, por onde andas tu? Isto foi mesmo uma despedida da blogosfera?


Beijinhos
Branca

2/23/2012 9:24 da tarde  
Blogger Branca said...

Beijos para ti, Maria Clarinda.
Saudades,
Branca

3/07/2012 11:34 da tarde  
Blogger DE-PROPOSITO said...

Que a felicidade esteja por aí.

8/03/2012 8:40 da tarde  
Blogger Unknown said...

Gostei :)

O que é bom não dura para sempre

9/11/2012 12:25 da manhã  
Blogger OceanoAzul.Sonhos said...

Querida Maria Clarinda, gostei muito do teu blogue, vou passar por aqui mais vezes :) beijinho cecilia

10/10/2012 4:21 da tarde  
Blogger São said...

Um abraço de saudades com votos de que estejas bem!

12/12/2012 7:03 da tarde  
Blogger poetaeusou . . . said...

*
amiga
,
aqui voltei,
nada encontrei,
retirarei,
voltarei,
na certeza, que algo encontrarei,
,
um mar de saudade,
fica,
*

3/26/2013 7:46 da tarde  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

3/30/2013 5:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ミュウミュウフラット
の最新はミュ
ウスエードジュエルヒールフラット
シューズです。

Review my web-site - miumiu バッ

5/01/2013 9:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

構造化された化粧品はランバン
とミュウミュウで
使用されている


Also visit my homepage: ミュウミュウ 財布 メンズ

5/01/2013 5:09 da tarde  
Blogger Rosa Brava said...

Cá estou a deixar-te um abraço, Conchinha. Tenho saudades deste teu espaço de sensibilidades.
Bjos

6/01/2013 8:16 da tarde  
Blogger O Profeta said...

Na elegante e fina escrita da tua pena

Às vezes é preciso acordar o silêncio da memória
Ou esperar pelo adormecimento inadiável
Com o gesto sereno e demorado da ternura
Com o acordar do amor rompendo o improvável


Uma radiosa semana



Doce beijo

9/14/2015 7:24 da tarde  
Blogger Susana Garcia Ferreira said...

Querida Clarinda, que bom que foi descobrir este teu blogue, vou passar mais vezes por aqui para ler as tuas palavras e apreciar estes teus momentos. Era muito bom que continuasses, não pares com a tua tão boa escrita, estou a gostar imenso.
Também gosto de Ondjaki.
Grande beijinho, amiga querida

11/24/2019 8:36 da tarde  
Blogger Menina Marota said...

Hoje estou nostálgica e "passeio-me" pelos blogues em busca de conforto e coragem...

Um grande abraço, Conchinha!

9/10/2020 2:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home