quarta-feira, agosto 04, 2010

Esta foto foi tirada algures na praia de Almograve, numa madrugada de Setembro. Hoje ao revê-la, a imagem de uma Amiga e, a saudade da sua presença ganhou forma; tentei entender o porquê... na altura, lembro-me de ter pensado nela... foi então que o "clique" veio... neste colar feito de gotas de orvalho numa teia de aranha... estava ali a sua presença... o seu olá... e, eu não tinha estado atenta aos sinais...


"Não te entristeças com as despedidas, o adeus é necessário antes de nos encontrarmos de novo. E um reencontro após uns momentos ou uma vida inteira é certo para os que são amigos"
Richard Bach in Illusions

Hoje o meu espaço entrará de férias... voltarei, ou não... com a chegada do Outono. Continuarei visitando sempre que puder os vossos lugares onde me sinto tão bem... Até um dia!

34 Comments:

Blogger Luz Santos said...

Vais voltar Clarinda... claro que voltas.
E vais mostrar-nos as fotografias que trarás das férias.
Quanto à tua amiga...
Os amigos não desaparecem... os anos passam e eles estão sempre ao nosso lado. Acredita.
Boas férias e obrigada.
A Luz a Sombra


P.S. - É linda a tua teia de aranha, mas... eu gosto pouco de aranhas. Desculpa.

8/04/2010 4:10 da tarde  
Blogger gabyshiffer said...

TEnho quase todos os livros de Richar Bach
E conhecia esse trecho e acho lindo...
adorei a foto tb
é linda, muito delicada e linda.
Obrigada pela sua visita carinhosa, boas férias...
eu estarei esperando por vc qdo voltar
Beijos e até breve

8/04/2010 4:42 da tarde  
Blogger Unknown said...

Le tue foto sono bellissime, soprattutto questa delle gocce, un'immagine nitida e ben composta. Bravissima !

Un abbraccio
Cri

8/04/2010 5:03 da tarde  
Blogger Ana Oliveira said...

Linda a foto ( eu gosto de aranhas e acho as teias muito bonitas, especialmente assim cobertas de gotas de orvalho), sentidas as palavras.

Até à volta, que se deseja rápida.

Um beijo

8/04/2010 7:06 da tarde  
Blogger helia said...

Adorei a foto e o texto!
Obrigada pela visita ao meu blog , que está com um problema na imagem de fundo que eu ainda não consegui resolver , Agora vou para férias e até resolver o problema vou escrevendo no meu outro blog-Pensamentos-http://hvicente.blogspot.com
Umas boas férias

8/04/2010 7:20 da tarde  
Blogger gaivota said...

uma foto espectacular, clarinda! e tanto que eu gosto de richard bach... palavras serenas e belas!
boas férias e espero que voltes aqui à tua e à minha casa
beijinhos

8/04/2010 7:50 da tarde  
Blogger São said...

Estive aqui ontem, volto hoje e fico maravilhada com a foto, mas triste com essa tua incerteza de regresso.

De qualquer modo , a minha casa . também tua - ficará mais alegre cada vez que me deres o gosto de lá ires.

Um abraço apertado e com sinceros votos de que seja feliz a tua vida, em companhia dos teus, minha amiga!

8/04/2010 7:58 da tarde  
Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

Querida amiga,

Falei de ti hoje, estive na Feira com a Angel e perguntei por ti. Vi os pequerruchos e o M. Tenho saudades tuas, sabes ? Eu estava com esperança de te ver...

Muitas coisas são sinais, nos é que muitas vezes não os vemos ou ouvimos mas se fossemos mais atentos, apanhávamos muitos sinais ! Já apanhei alguns e é sempre uma óptima sensação mesmo se as lágrimas me vêem sempre nos olhos. É um sinal da minha sensibilidade à flor de pele.
Por acaso, a última vez que estive com a minha mãe (que tem 90 anos), ao despedir-me dela para voltar em Portugal, ela soluçou. Eu disse-lhe "Porquê estás a chorar?""Não sei se te verei mais" respondeu-me ela. Respondi-lhe "minha querida mamã, quem devia chorar era eu porque quando fores, eu não te verei mais enquanto tu verás-me sempre". Pedi-lhe para me enviar um sinal, quando for embora da terra, para me dizer que está bem. "Qual ? Como ?" respondeu-me. "Um qualquer, saberei sempre que vem de ti" respondi-lhe. Consegui ver um sorriso no seu rosto muito enrugado que me ajudou na dor da minha despedida...

Beijinhos
Verdinha

8/04/2010 8:19 da tarde  
Blogger GarçaReal said...

Olá amiga

A foto é linda e as gotas alinhadas dão-lhe um aspecto de muita beleza.

Fico sempre triste quando alguém parte,pois o nosso mundo da blogosfera fica mais pobre.
Sabes, desde a partida de outras terras que suponho serem também tuas deixou marcas que ma dão tristeza só de ouvir essa palavra.

Espero pois que não seja um adeus mas um simples "até já"

Continuação de semana boa

Bjgrande do Lago

Adorei a relaxante musica

8/04/2010 8:35 da tarde  
Blogger JOTA ENE ✔ said...

ººº
BOAS FERIAS... p'ra semana, estarei lá perto (Odemira)

8/04/2010 9:30 da tarde  
Blogger alegria de viver said...

Olá querida

Obrigada pela visita.

A foto é maravilhosa. A natureza sempre nos presenteia com estes momentos de fascinação.

Boas férias.
Com muito carinho BJS.

8/04/2010 9:46 da tarde  
Blogger CarlaSofia said...

É confortante saber que os amigos se voltarão a encontrar.
*

8/04/2010 9:59 da tarde  
Blogger Mona Lisa said...

Olá

Vi(foto) e senti lágrimas na tua despedida.

Sei que voltarás.

Obrigada pela tua presença no meu cantinho.

Boas Férias.

Bjs.

8/04/2010 11:28 da tarde  
Blogger Mona Lisa said...

Este comentário foi removido pelo autor.

8/04/2010 11:28 da tarde  
Blogger poetaeusou . . . said...

*
Foto linda
no mar de sensibilidade
das tuas palavras !
,
volta amiga,
quando quiseres . . .

teia de cristal
diamantetisando o olhar,
,
suaves maresias, deixo,
,
*

8/05/2010 2:55 da tarde  
Blogger Branca said...

Maria Clarinda,

Tenho saudades de ti, obrigada pela tua visita e espero pelo teu regresso. Há tanto que sempre foste uma das presenças constantes que tive pela blogosfera, eu aqui, tu por lá. Às vezes com alguns intervalos, por onde a vida nos leva, mas sempre constantes.
Muito me comoveu o teu texto para a tua amiga, amigos ficam sempre connosco e a tua foto é como sempre linda, transportando-nos para longe em gotas de orvalho, onde também sou capaz de ver os meus ausentes.

Gosto de Richard Bach, há alguns anos lia tudo dele e hei-de reler, acho que já não é a primeira vez que nos trazes um presente destes.

Obrigada.

Boas férias e volta depressa.
Gostei de ver aqui a minha Verdinha, não sabia que se conheciam.

Beijinhos
Branca

8/05/2010 10:27 da tarde  
Blogger Sonia Pallone said...

Vim agradecer sua presença tão especial no meu Solidão, as palavras de carinho e o abraço invisível que tocou meu coração enquanto estive ausente. Beijo grande, fique com Deus e volte logo poeta.

8/09/2010 2:47 da manhã  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) said...

boas férias e volte quando achar que deve voltar.

gostei da foto, e do texto.

conto consigo, sempre....

um beij de amizade

8/09/2010 8:33 da manhã  
Blogger Graça Pires said...

Uma foto belíssima, minha querida amiga Clarinda. Uma foto que apetece beber até esquecer as saudades...
Um beijo.

8/09/2010 3:08 da tarde  
Blogger Lilá(s) said...

Linda foto!
A saudade "ausencia" marcas que o tempo ajuda a apagar mas na verdade nunca desaparecem...
E tu volta.
Bjs

8/09/2010 3:59 da tarde  
Blogger Fernando Santos (Chana) said...

Exelente fotografia....
Votos de boas férias....
Cumprimentos

8/10/2010 12:36 da tarde  
Blogger Duarte said...

Que essas férias sejam o lenitivo que te alente a seguir... cá te espero.

A fotografia está muito bem lograda e em cada gota de orvalho, ou de chuva, que mais dá, uma expressão das que nos fazem lutar pela vida.

Um grande abraço

8/12/2010 10:49 da tarde  
Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

Minha querida amiga,

Acabei de deixar um comentário na Soledade que fez uma linda homenagem à mãe que faleceu e ainda tenho lágrimas nos olhos, e tu, marota, com as tuas palavras de amizade, fizeste com que elas brotassem de novo !
Havemos de nos encontrar um dia deste, também tenho saudades tuas e só insisti para ter notícias tuas porque estava um pouco preocupada com o teu silêncio mas que nada tem a ver com uma "obrigação" qualquer de contacto. Sabes que não é assim que vejo a amizade. Fiquei satisfeita por ver a Ritinha e as tuas palavras agora acabaram por me sossegar. Apego-me as pessoas e depois preocupo-me quando não tenho notícias delas. Sou assim mesmo, é de família, não há nada a fazer.
Um grande beijo amigo para ti e uma abraço para a tua família.
Verdinha

8/14/2010 8:55 da manhã  
Blogger Laura said...

A amizade continua para lá desta vida..Pobres de nós se assim não fosse.
Gostei da foto, e como uma teia de aranha com umas gotas de água, fica engalanada que nem castelo de fadas...

Um beijinho da laura..esperando por ti para os nossos voos até casa...

8/15/2010 8:01 da manhã  
Blogger Manuel Veiga said...

beijos
boa continuação de férias...

8/18/2010 10:48 da tarde  
Blogger Eärwen said...

Maravilhosa foto, lembranças eternas...
Feliz férias minha amiga e volte logo!!!

Pérolas incandescentes de harmonia e luz.

Com carinho

Eärwen

8/19/2010 11:06 da tarde  
Blogger Jaime A. said...

Gosto muito do que escreve, da sua sensibilidade, dos caminhos que nos ajuda a descobrir.
Até breve!

8/20/2010 5:36 da tarde  
Blogger helia said...

"E um reencontro após uns momentos ou uma vida inteira é certo para os que são amigos ..."

É verdade os Amigos acabam sempre por se reencontrarem!
Uma foto lindíssima!

Até sempre.

9/05/2010 7:34 da tarde  
Blogger Branca said...

Saudades de ti Carminda.
Deixo beijinhos.
Branca

9/06/2010 6:44 da manhã  
Blogger Branca said...

Desculpa Mara Clarinda, troquei-te o nome.
Deixo mais um abraço apertadinho e espero mais um belo momento fotográfico, acompanhado dos lindos textos que sempre escolhes ou tu própria fazes.
Bom regresso de férias,
Beijos
Branca

9/06/2010 6:48 da manhã  
Blogger Ana Echabe said...

Há tempos em que a imagem parece congelar o mundo exterior me desvirtuando rapidamente a uma ocasião vivida, fazendo sentir quase a mesma a emoção do período.
Só sinto o pensamento não ter mãos pra tocá-los.
Tbm estive longe, mas voltei e talvez saia outra vez, sei lá, só sei é que agora estou e seja como for Clarinda siga em frente e em Paz.
bjinhos

9/09/2010 9:44 da tarde  
Blogger Rabisco said...

A fotografia é linda e ainda se torna melhor ao ler o texto que a acompanha...a vida revela-nos surpresas e aqueles que um dia nos deixaram estão sempre cá, arranjando de vez em quando uma forma de nos acenarem!
=)

Obrigado por este momento...

9/10/2010 4:49 da tarde  
Blogger Branca said...

De novo por aqui, matando saudades das tuas fotografias e dos teus belos textos.
Branca

9/18/2010 11:39 da tarde  
Blogger Joop Zand said...

These raindrops looks like pearls, it's a beautiful picture.

Have a nice sunday Maria.

Greetings, Joop

8/21/2011 10:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home