sexta-feira, dezembro 18, 2009

Porque é nesta altura que a palavra "solidariedade" se ouve mais...venho dar o meu "Grito" por alguns daqueles que mais precisam dela...durante todo o ano.

(...) Continuo a perguntar que dia é hoje? E pouco me interessa saber o dia certo da semana ou a data exacta do mês, porque já não existe nada que eu deseje recordar ou celebrar. Não tenho aniversários para festejar, contas para pagar no limite do prazo ou outras de qualquer espécie, mortos por chorar. Tive mas deixei de ter. Tive-os mas apaguei-os da minha vida, ou seja da memória em que arquivei e desarquivei tanta coisa vivida, sofrida e depois para sempre esquecida.

É doce e amarga a liberdade de quem vive uma vida assim(...)não tem sequer um nome que se possa acreditar que é autêntico, e toda a sua existência cabe em dois grandes sacos de plástico que o acompanham para todo o lado, espécie de simulacro de mobília para encher a assoalhada única de todas as angústias .(...) Jose Jorge Letria em "Coração Sem Abrigo"

Foto tirada e desfocada prepositadamente, pois o meu respeito por eles assim me obriga....

67 Comments:

Blogger Luna said...

Como é triste ver, sentir esses seres perto de nós que caminham mortos para a vida,foi algum tempo atrás no Porto que vi uma moça na rua sentada num passeio o olhar dela ainda hoje me persegue um olhar vítreo parado sem sonhos sem ilusão como quem já nada espera e vê o tempo passar, e não é só no Natal mas a verdade é que esta época as diferenças parecem ferir mais
beijinhos

12/19/2009 12:36 da manhã  
Blogger Branca said...

A minha postagem de Natal era para ter uma imagem muito parecida, mas como o poema escolhido falava de meninos com fome optei por outra mais abrangente.
Gostei muito do texto que aqui colocaste, essa foi sempre uma realidade que me doeu e já que Multi-olhares fala aqui do Porto, é felizmente e apesar de tudo uma cidade que tem alguns dormitórios para os sem-abrigo, desde o Albergue Nocturno do Porto, centenário e que conheci durante a juventude, até casas mais recentes ligadas ao movimento de Emaús e outros e a obra da Porta Amiga da AMI, que é notável.
Mesmo assim ainda se vão vendo algumas situações que ficam pela rua.
A perda muitas vezes do sentido da vida, a solidão mais pesada neste tempo Natalício é algo que sempre me doeu e que sinto não tanto como eles, mas por eles.
Grata por saberes fazer Natal.
Que ele seja Feliz para ti, apesar da consciência plena destas realidades.
Beijinhos.
Branca

12/19/2009 12:58 da manhã  
Blogger **Viver a Alma** said...

Clarinda
Venho pedir desculpa pela ausência, mas não por esquecimento, pois estás no meu coração; mas sim, porque há já algum tempo a evolução de muitos problemas e as resoluções de alguns, foram drásticas e implicaram despedidas - tudo convergiu para uma nova viragem de vida. Tanto assim, que perdi a vontade de vir para a blogosfera. E faço um esforço enorme para "postar" algo; só o faço porque tomo isso como "serviço"/missão - para que hajam outras almas, que no seu "despertar"se revejam infimamente no que escrevo.... - se assim não acontecesse, já teria fechado os blogs.
Portanto, restam-me os comentários que acabam dia Ano Novo.
Limito-me aos mails.
Deixo um presentinho de Natal que elaborei para todos os amigos/as.
Como estou sózinha - nesta como noutras Quadras - foi a pensar em vós, que o poema foi elaborado; assim, estão comigo em pensamento num quadro falado, como lá refiro:
"velas, almofadas, mantas, bolo de mel, vinho velho e....conversando até ás tantas,
ao som de"....

(cicka e vê)
Deixo os meus Maiores votos....
Com as Bençãos que a Divindade em mim, te entrega....
Com o incenso que coloco a arder limpado a atmosfera que respiras....
Pego nas tuas mãos, e inclinando-me sobre a tua testa, pouso um suave beijo, e baixinho murmuro:
onde estiveres, o que fizeres, ou pelo que passares, estarei contigo...sempre...


Sempre...

Mariz

12/19/2009 3:09 da manhã  
Blogger *** Cris *** said...

Oi,td bem?
É mesmo muito triste ver tão perto de nós pessoas com tão pouco ou sem nada.
Bjs!

12/19/2009 4:25 da manhã  
Blogger Paula Raposo said...

Fabulosas as palavras do Letria. Assim é, para muitas pessoas...
Beijinhos.

12/19/2009 7:25 da manhã  
Blogger Lilá(s) said...

E imagens como esta, temos todos os dias...é triste.
Bjs

12/19/2009 12:26 da tarde  
Blogger Cátia said...

Minha querida,

Estes teus gritos soam a ecos dos que dou tantas vezes internamente e outras (tao poucas!) externamente... Como sabes, faz-me confusão a solidariedade que aparece apenas nesta epoca do ano... Faz! Não é que me faça diferença a solidariedade mas... por ser só agora pergunto-me o que acontecerá no resto do ano, em que parece que tudo se esquece que os problemas não sao pontuais mas que de Janeiro a Novembro eles também existem....

Durante este fim-de-semana no ano passado, eu estava na cantina da cidade universitária como voluntária do jantar da comunidade de Vida e Paz para os sem abrigo. E se gostei muito de ter participado o ano passado, este ano não consegui ir... por varios motivos mas se calhar o principal foi porque, tambem eu, só me lembrei de ajudar nesta epoca...... Mas uma coisa eu sei, recordo muitas vezes o João, o sem abrigo que conheci e me marcou o ano passado...

... Muito teria a dizer sobre este assunto, que me é tao querido mas... fico por aqui... talvez volte ;)

Que a brisa do mar te traga a minha ternura.
Beijinho mt grande
CA

12/19/2009 12:35 da tarde  
Blogger mundo azul said...

________________________________


Um texto que expressa fielmente a vida das pessoas que desistiram...


Beijos de luz e o meu carinho muito especial!!!


________________________________

12/19/2009 4:03 da tarde  
Blogger Bichodeconta said...

Para que mais palavras, está tudo dito, tudo inventado.Façamos então um esforço para que as palavras não fiquem isso mesmo, só palavras.Sentimo-las, sofremos com os que sofrem, enrola-se a comida ao pensar nos que passam fome. Foi bom ve-la no dia 6 aí no almoço, mas claro entre tantas caras quem se lembra de um bichodeconta.Beijinho no desejo de paz e amor.Ell

12/19/2009 4:17 da tarde  
Blogger Tongzhi said...

Tem toda a razão. Parece que no resto do ano as pessoas não precisam de comer, os miúdos não precisam de bincar...
Beijos e votos de boas festas para todos.

12/19/2009 4:35 da tarde  
Blogger A.S. said...

M. Clarinda,

PAZ! AMOR! FRATERNIDADE!

É tudo quanto de mais puro e sincero te desejo neste Natal que vai entristecendo a cada ano...

Um abraço muito AMIGO!

AL

12/19/2009 7:38 da tarde  
Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

Pois e, querida amiga, às vezes seres humanos são esquecidos num cantinho e as pessoas nem reparam neles mas felizmente há sempre no meio da multidão uma estrelinha que brilha e que se lembra de iluminar um pouco a vida destes "esquecidos".
Já viste a linda iniciativa este ano da Comunidade Vida e Paz ? Tenho pena em não ter sabido disto mais cedo.

Minha Querida Amiga, desejo-te a ti e a todos os teus, um Lindo Natal cheio de significado e de amor e Um Ano Novo cheio de felicidade e de bons sentimentos !

Beijinhos

Verdinha

12/19/2009 11:24 da tarde  
Blogger São said...

Venho desejar-te e aos teus um Natal de paz e muitas prendas e um novo ano bem feliz.

Um grande abraço, zogia!


Quanto ao post, ainda dói mais nesta época esta dura realidade.

12/19/2009 11:56 da tarde  
Blogger Manuela Viola said...

Que pena alguns só se lembrarem desta triste realidade no Natal. Boas Festas e um beijo.

12/20/2009 4:40 da tarde  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) said...

M.C.

as palavras aliadas à tua foto, em completa sintonia.

deixo um beij

12/20/2009 5:46 da tarde  
Blogger By Me said...

É SÓ NO NATAL QUE SE LEMBRAM DOS POBRES E SEM CONDIÇÃO...TORNOU-SE UMA MODA...É PENA ...SÃO MUITO ESQUECIDOS DURANTE O RESTO DO ANO...SÓ SÃO POBRES NESTA ÉPOCA...
AI MUNDO TÃO HIPÓCRITA!!!

OBRIGADA JÁ QUE TE LEMBRASTE DELES. JÁ QUE TEM DE SER UMA VEZ POR ANO...QUE SEJA AGORA...

BEIJINHO
BOM NATAL E UM ANO DE MAIORES ALEGRIAS

12/20/2009 8:03 da tarde  
Blogger FERNANDINHA & POEMAS said...

QUERIDA MARIA CLARINDA, É ESTA DESGRAÇA QUE VEMOS TODOS OS DIAS MINHA AMIGA...SINTO O MEU CORAÇÃO PEQUENINO... ABRAÇO-TE COM MUITA AMIZADE E DESEJO-TE UM FELIZ NATAL...
FERNANDINHA

12/20/2009 8:30 da tarde  
Blogger Duarte said...

É certo, mas sem convicção, é apenas um dizer, sem fundo, sem amor... palavra vã! Não em todos os casos, é evidente, mas lamentavelmente, existe muita hipocrisia...

Gostei imenso desta história. Está bem contada, cala dentro... profundamente! É a realidade da vida, muitas vezes, mesmo muito dura...

Boas Festas e um forte abraço

12/21/2009 12:12 da manhã  
Blogger Malena said...

Mi querida Mª Clarinda: No todos viven la Navidad de la misma forma. Hay otra Navidad de personas sin casa, sin dinero y sin esperanzas.Por ellos debemos de actuar y que la solidaridad reine siempre en nuestras vidas, hoy y siempre.

Feliz Natal, con todo mi cariño.

12/21/2009 2:16 da tarde  
Blogger CarlaSofia said...

estas pessoas precisam e abrigo e paz todos os dias do ano... por vezes interrogo-me por que há tanta pobreza no Mundo...
beijinhos*

12/21/2009 4:20 da tarde  
Blogger Rita Galante said...

A falta solidariedade e afecto passa por muitas «casas», tenham elas que «telhados» tiverem... O Natal, com que Jesus nos presenteou, brilha em todos os dias do ano. Para isso, basta que o queiramos fazer brilhar! Pena que muitos não o sintam assim e não o expressem dessa forma, lembrando-se, somente dos outros, e de si também, nos ditos dias festivos do calendário gregoriano.

Beijinhos de Amor, Luz, Paz e Harmonia,
Ritinha

12/21/2009 5:06 da tarde  
Blogger Eärwen said...

Minha querida Amiga,

Minha rota tem andado distante desse mundo encantado dos blogs, porém guardo no coração com carinho os amigos.
Mais uma vez teu grito é um clamor aos corações daqueles que querem tanto deixar nascer o menino em seu coração. Por certo, algum dia, atingiremos a almejada fraternidade. Lindo minha amiga!
Desejo que o espírito do Natal esteja presente nas pérolas que aqui deixo, proporcionando um Natal especial e um 2010 com muita luz e paz.
Com carinho
Eärwen

12/21/2009 10:27 da tarde  
Blogger AFRICA EM POESIA said...

Gostei de passar por aqui...
Feliz Natal
O meu livro
MAGIA DE NATAL ...NASCEU...è um lindo presente de NATAL...


CINCO LETRAS



Cinco letras apenas
Todas juntas
Formam o Natal...
Natal meu...
Natal teu...
Natal de todos nós...
E neste Natal...

Queremos diferente...
De mãos postas...
Ao Menino Jesus...
Peço que dê...
Mais Paz...
Mais Amor...
Mais Carinho...

E que muitos mais meninos
Tenham um lar...
E nós...
Meninos crescidos...
Continuamos a fazer...
Para que todas as crianças...
Tenham casa, cama e pão.

LILI LARANJO

12/21/2009 11:13 da tarde  
Blogger O Profeta said...

Um formoso menino estava mesmo alí
Tocou de leve o lado esquerdo do meu peito
Olhou-me com um luminoso sorriso
Deixou-me sem fala, sem jeito

Deixou-me no apagar de uma vela
Olhei novamente o mar
A calmaria voltou como por encanto
Mil criaturas inundaram-me o olhar

Golfinhos felizes assobiaram
A cria de uma baleia acenou-me
Uma andorinha do mar poisou no parapeito da janela
Uma maravilhosa e antiga história sussurou-me

As estrelas brilharam no celeste
A Lua estendeu seu manto de fino lusr nesta cena
Adormeci na imensidão deste mundo
No embalo de...Uma Noite Serena...


Uma noite serena

Um mágico Natal

Um terno beijo

12/22/2009 12:39 da tarde  
Anonymous polittikus said...

Infelizmente, esta imagem repete-se todos os dias, mas é apenas nestas alturas que nos lembramos deles...

12/22/2009 12:42 da tarde  
Blogger Graça Pires said...

Um texto lindíssimo de José Jorge Letria muito certo para a solidariedade necessária nestes dias.
A tua fotografia é também muito bela e revela toda a tua sensibilidade.
Um beijo grande.

12/22/2009 4:51 da tarde  
Blogger Mário Margaride said...

Querida amiga Clarinda.

Um belíssimo texto! Que nos faz a todos reflectir, no significado que tem o Natal. Infelizmente, o mundo entrou num egoísmo sem igual, onde os mais desprotegidos, ficam entregues a si próprios...

Um feliz Natal querida amiga, na companhia dos teus entes queridos.

Beijinhos grandes!

Mário

12/22/2009 8:20 da tarde  
Blogger Thiago said...

Pois, como sabes tive uma experiência há uns anos atrás semelhante à da Cátia...preparar a consoada para os habitantes do bairro das marianas...e fez-me tanta impressão a falsa filantropia que decidi nunca mais...Resta dizer-te que gostei muito desta homenagem,especialmente da foto desfocada.

beijos de um filho

12/23/2009 9:18 da manhã  
Blogger Thiago said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12/23/2009 9:18 da manhã  
Blogger Thiago said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12/23/2009 9:18 da manhã  
Blogger Osvaldo said...

Clarinda;

Belo texto para dramática situação retratada na foto.

É que por mais vontade que tenha-mos para mudar o Mundo, não sabemos por onde começar. Ficarmos parados também não é solução,... mas que fazer. Alguém tem a a palavra mágica para acabar com as aberrações sociais?!...
bjs, Clarinda.

Feliz Natal

Osvaldo

12/23/2009 10:07 da manhã  
Blogger maresia_mar said...

pois palavra não tenho e parece que ninguém tem, infelizmente!
==
Neste Natal arruma bem o teu coração para que Jesus lá possa acampar!

Boas festas
Beijos com sabor a canela

12/23/2009 10:56 da manhã  
Blogger Unknown said...

Vidas estilhaçadas e que se arrastam pelas ruas da amargura (no sentido literal e não literário!).
e ainda temos coragem de nos queixar das nossas vidas...

Aproveito a oportunidade para desejar um muito feliz Natal, repleto de harmonia e carinho.

Bjinhos

12/23/2009 8:55 da tarde  
Blogger vieira calado said...

Amiga,

venho desejar-lhe

BOM NATAL.

Beijinho

12/24/2009 2:45 da manhã  
Blogger gaivota said...

é verdade, é uma imagem diária, minha amiga, pode ser que alguém se sensibiliza mais um pouco e possa deitar a mão...
mas há muitos que poderiam ter outras condições e NÃO QUEREM!
desejo-te um santo e feliz natal
beijinhos

12/24/2009 8:04 da manhã  
Blogger A OUTRA said...

Um Bom Natal para ti Maria Clarinda.
Abraço
Maria

12/24/2009 10:16 da manhã  
Blogger Kim said...

Porquê?
Porque cada um só pensa em si e esquece todos os valores morais que algum dia teve.
Felizmente que vai sempre havendo quem minimize aquilo que devia ser um direito- dignidade!
Um beijinho de Feliz Natal

12/24/2009 12:24 da tarde  
Blogger Lilá(s) said...

Vim deixar um beijinho e desejar um Feliz Natal.

12/24/2009 12:55 da tarde  
Blogger Sofá Amarelo said...

A correria do tempo que passa muitas vezes quase nos cega para a verdadeira essência da Vida! E a verdadeira essência é estarmos presentes na Vida de quem precisa da nossa presença. Hoje são eles... mas ninguém está imune!!!

Boas Festas e muitos beijinhos do Sofá Amarelo!!!

12/24/2009 3:53 da tarde  
Blogger Ana Echabe said...

Por agora...
logo mais volto
mas
Ao menino Jesus que possa haver dentro de você
desejo-te
Paz, Amor
e sabedoria para encontrar o equilibrio
Feliz Natal
Bjinhos

12/24/2009 10:46 da tarde  
Blogger BlueVelvet said...

Tens razão.
Mas por outro lado, não estão eles lá todos os dias do ano?
Aproveito para retribuir os teus votos de Boas Festas.
Beijinhos

12/25/2009 3:51 da tarde  
Blogger poetaeusou . . . said...

*
se eu fosse o futuro
pincelava o 2010
de um modo desigual,
invertia os grandes mestres
estimulava os absurdos
convertendo o obscuro,
o branco seria carinho
a tolerância o preto
no rosado da saúde,
e o azul da amizade
feita ternura esmeraldina
na meiguice amarelada,
eu quero a Paz anilada
no lilás da paixão
em violeta de amor,
e de forma desejada
ofereço-vos como gratidão
o perfume de uma flor.
,
que venha o 2010 !!!
,
conchinhas
,
*

12/27/2009 3:04 da tarde  
Blogger vieira calado said...

Olá, amiga!

Passei simplesmente para deixar cumprimentos.

Beijinho

12/27/2009 4:17 da tarde  
Blogger margusta said...

Apetece-me assinar o teu post...

que 2010 seja um ano que nos traga mais esperanças....

Um beijo,
Margusta

12/27/2009 6:26 da tarde  
Blogger mfc said...

Um grito que tem que ecoar e ecoar até ao infinito.

Um beijo enorme.

Que tenhas um grande 2010.

12/27/2009 7:33 da tarde  
Blogger Luna said...

Minha querida venho desejar-te um ano novo cheio de amor e paz
beijinhos

12/28/2009 7:26 da tarde  
Blogger Paula Raposo said...

Um bom ano de 2010, Clarinda. Para ti e toda a Família. Muitos beijinhos.

12/28/2009 7:29 da tarde  
Blogger Mário Margaride said...

Querida amiga

Que este Novo Ano de 2010, te traga as maiores felicidades, com muita paz, amor e muita saúde.

Obrigado, pela tua amizade.

Feliz Ano de 2010!

Beijinhos

12/29/2009 2:54 da tarde  
Blogger A OUTRA said...

Bom Ano Maria Clarinda
Um beijo
Maria

12/29/2009 10:36 da tarde  
Blogger Unknown said...

Feliz Ano Novo e que todos os seus sonhos se concretizem, que nunca lhe falte a saúde, paz e amor são os meus votos sinceros.

Beijinhos,
Ana Martins

12/30/2009 1:45 da manhã  
Blogger lua prateada said...

Amiga, compreende-se perfeitamente o teu grito mas podes ter a certeza de que muitos de nós gritamos a teu lado...
Passei te desejando:
Um Novo Ano cheio de caminhos repletos de flores...
jasmim, alfazema a rosa com a cor que mais amares, margaridas aos molhos...
E que durante todo o ano sejas bafejada por seus cheiros enebriantes...
Beijinho com muito carinho da


SOL

12/31/2009 5:18 da manhã  
Blogger Malena said...

Mi querida Mª Clarinda: Te deseo un Feliz 2010 lleno de paz y venturas.

Gracias por tus cariñosas visitas durante este año.

Mil beijos e mil rosas.

12/31/2009 10:58 da manhã  
Blogger *Lisa_B* said...

Querida amiga

Passo para lhe desejar que este Novo Ano de 2010,traga as maiores felicidades, com muita paz, amor e muita saúde.

Obrigada, pela amizade.

Feliz Ano de 2010!

Beijinhos

12/31/2009 2:30 da tarde  
Blogger Ana Echabe said...

M Clarinda

Coquetel da vida
Paz, Amor e Sabedoria
entr E las
q
u
i
l
í
b
r
i
o
assim
desejo-te

2 palavras PaZciencia
0 pretérito
1 recomeço
0 novo tempo

Bjinhos e felicidades

12/31/2009 3:35 da tarde  
Blogger Sofá Amarelo said...

Olá,

os meus desejos de um excelente 2010 para ti e para a tua família com muito carinho!!!

Muitos beijinhos. Tudo de bom!!!

12/31/2009 3:37 da tarde  
Blogger Kim said...

Maria Clarinda
Que o ano 2010 não seja um "sombra de mim" antes o reflexo duma clara manhã de esperança.
Um beijinho para ti e Feliz Ano Novo

12/31/2009 5:35 da tarde  
Blogger Jaime A. said...

A tristeza da incompetência...


Apenas votos de um 2010 excelente

12/31/2009 6:45 da tarde  
Blogger gaivota said...

feliz ano novo, minha amiga!
muia saúde e paz
beijinhos

1/01/2010 12:12 da tarde  
Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

Querida Clarinda,

Desejo-te um Feliz Ano de 2010 com a realização de todos os projectos que te são queridos.
A propósito de projecto, quando é que vamos tomar o cafézinho que me prometeste no dia 6 de Dezembro ?

Muitos beijinhos

Verdinha

1/01/2010 10:08 da tarde  
Blogger Maria Faia said...

Querida Amiga,

Venho até tua casa hoje, primeiro dia da nova década para te desejar as maiores Felicidades todos os dias da tua vida.

Beijo amigo,
Maria Faia

1/01/2010 10:32 da tarde  
Blogger Mário Margaride said...

Olá, querida Clarinda

Que este novo ano que agora começa, te traga tudo quanto desejas.

Beijinhos e feliz 2010!

Mário

1/02/2010 6:55 da tarde  
Blogger Isabel José António said...

José António:

Neste ano de 2010, que todos possamos dar passos no caminho do discernimento, da mudança de Paradigma do “ter” para o “SER” e começarmos e conseguir ver cada Ser Humano como uma ALMA num corpo físico e não, como até aqui, como um corpo que “tem” uma alma…

Isabel:

Celebremos com gratidão os que nos deixaram em 2009.
O meu desejo para 2010 é de que tenhamos DISCERNIMENTO para distinguir o que é ESSÊNCIAL daquilo que apenas o parece, que tenhamos BONDADE a lidar com todos, inclusive connosco próprios, que tenhamos CORAGEM para respondermos aos Desafios e eventuais dificuldades que surjam, como OPORTUNIDADES de CRESCIMENTO e de SERVIÇO ao BEM COMUM e que se REALIZEM os nossos MELHORES e MAIS BELOS SONHOS!

1/02/2010 10:45 da tarde  
Blogger Mona Lisa said...

Olá

Um grito que não querem ouvir!

Bjs e um BOM ANO 2010.

1/03/2010 10:36 da tarde  
Blogger Lídia Borges said...

José Jorge Letria, um grande nome das nossas letras.

Aqui, na cave da dignidade humana, dentro de grandes sacos de plástico cabem "todas as angústias" e sobra espaço para uma cegueira colectiva, difícil de aceitar.

L.B.

1/04/2010 11:25 da tarde  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) said...

M.Clarinda

obrigada! e um bom ano para ti.

um beij

1/05/2010 3:42 da tarde  
Blogger JOSÉ RIBEIRO MARTO said...

Maria , desejo-lhe um Ano Grande!
EStejamos atentos e denunciemos!
abraço amigo,
_________ JRMARTo

1/05/2010 7:51 da tarde  
Blogger Unknown said...

O teu texto é comovente. Os sem abrigo são uma chaga social. Até parece mentira como ainda existem. E tantos. Mas é uma problemática que não é só económica.Um abraço amigo. Obrigado pela visita que fizeste ao meu blogue.

1/06/2010 7:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home